28 maio, 2005

Porto redescoberto

Por: Maria Manuel Freitas

Nos dias de hoje, poucos serão aqueles que se recordam ou sabem que o Porto tinha uma fábrica de chumbo, situada perto da Igreja de S. Francisco... E haverá quem conheça o forte escondido junto à Ribeira da Granja?...

Estes são apenas alguns dos exemplos que fazem parte da história do Porto e que, se ainda hoje os conhecemos é, em grande parte, graças a pessoas e organismos que trabalham para identificar e dar a conhecer estas memórias da cidade.

É com este intuito que a Divisão do Património Cultural (DPC), através do projecto do Inventário do Património Arquitectónico do Porto (IPAP), está a desenvolver um trabalho que tem como objectivo principal o registo topográfico e sistemático de todos os edifícios da cidade do Porto para, em seguida, avaliar o seu interesse patrimonial, independentemente da sua tipologia ou época de construção.

Dentro deste objectivo e nesta segunda fase, o projecto vai debruçar-se sobre quatro freguesias: Cedofeita, Lordelo, Massarelos e Ramalde. Após a concretização desse primeiro objectivo, será feito o tratamento informático do material produzido e, no próximo ano, vai ser produzido um CD-ROM para as escolas do ensino básico e secundário das freguesias acima referidas.

Entre 1998 e 2000 decorreu a primeira fase do IPAP, que serviu para a definição do método de inventário e da arquitectura do sistema de informação. O segundo projecto teve início em Junho de 2004.

Assim, cabe ao IPAP fazer o levantamento sistemático do património arquitectónico e paisagístico das quatro freguesias já referidas, através de uma equipa de profissionais, nomeadamente arquitectos, licenciados em História e informáticos, com o apoio da DPC.

Através do IPAP pretende criar-se um Banco de Dados sobre a Cidade, com informação sobre o seu património edificado para que, conhecendo ao pormenor a cidade, seja mais fácil incentivar e alertar o público em geral para a preponderância que há na preservação do património que, afinal, é de todos. A data prevista de conclusão deste projecto está prevista para o final de 2006

Sem comentários: