28 maio, 2005

Parque Biológico de Vila Nova de Gaia: permissão para o verde

O Parque Biológico de Vila Nova de Gaia (www.parquebiologico.pt) é um centro de educação abiental permanente. Dotado de um conjunto de infra-estruturas que conferem ao local uma saudável harmonia entre o citadino e o rural, o Parque é visitado diariamente por dezenas de miúdos e graúdos, para observarem, ao vivo, a fauna e a flora típicas da região em que se insere.

Por: Joel Silva

Instalado em 1983 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (CMVNG), o parque foi criado com o intuito de suprir essa carência há muito sentida pelas escolas e pelas diversas instituições que tinham lançado o alerta: era necessário criar equipamentos para o desenvolvimento de acções enquadradas no âmbito da Educação Ambiental no concelho de Gaia.

Potenciais locais começaram a ser sondados na periferia do Grande Porto. Em 1982 a Câmara de Vila Nova de Gaia disponibilizou um terreno para o efeito. O local era apropriado, a paisagem adequada e as dimensões correspondiam.

Durante esse mesmo ano e com apoio do Comité dos Desafios da Sociedade Moderna da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), foi reunida uma equipa de especialistas encarregue de visitar e reunir informação sobre projectos semelhantes no resto da Europa. O Parque Biológico de Vila Nova de Gaia abriu ao público no dia 21 de Março de 1983.

A obra estendia-se ao longo do vale do Rio Febros e era composta por especímenes da fauna e flora locais, moinhos e diversas casas rurais, e ainda por campos de cultivo e instrumentos agrícolas, numa extensão de 2 hectares.

Recentemente, foram realizadas obras de ampliação do parque, tendo sido dotado de um conjunto de infra-estruturas modernas, que lhe conferem uma dimensão mais abrangente, continuando a seguir a margem do rio...

O Parque Biológico dispõe, agora, de um Centro de Acolhimento de visitantes com um auditório, uma pousada, um Centro de Documentação, um Laboratório e Salas de Exposições permanentes e temporárias.

Dentro do perímetro do parque existem cerca de 300 mil plantas - algumas das quais raríssimas - e mais de 300 espécies de animais destinadas ao público. Inicialmente, de 2 hectares passou para 35 hectares, um aumento significativo das dimensões do parque, necessário face à crescente importância, ganha nos últimos anos.

Desengane-se, contudo, quem pense que o parque não é mais que um local de passeio, convívio ou relaxe para os visitantes que para lá afluem diariamente.

Uma das funções do local é a recolha, em colaboração permanente com o Instituto de Conservação da Natureza, de animais selvagens feridos ou encontrados pelas autoridades. Os responsáveis pelo Parque acolhem os animais, responsabilizando-se pelos mesmos. No caso deles não poderem ser entregues à Mãe Natureza, o Parque recebe-os permanentemente. Possui ainda um viveiro que produz anualmente milhares de plantas destinadas ao próprio parque e ao espaços verdes públicos, do concelho de Vila Nova de Gaia.

São muitos e variados os animais que todos os curiosos podem observar ao longo de um circuito que se extende por 3 kms. Da garça ao bisonte europeu, são muitas as figuras do reino-animal que marcam presença nas instalações do parque.

O Parque é um exemplo de Biodiversidade, um local recatado e calmo, aberto todos os dias em horário nobre (10h às 18h no Inverno, 10h às 20h no Verão), e que vale a pena visitar.

Sem comentários: